Calma, Não Precisa Ter Pressa

Publicado por Pedro Mazine em 30/06/2020
Compartilhe

Calma, não precisa ter pressa, saiba que um dos maiores males do mundo moderno é a ansiedade.

No dicionário Michaelis obtemos as seguintes definições:

Ansiedade. Subst. Fem. 1 Sofrimento físico e psíquico; aflição, agonia, angústia, ânsia, nervosismo. 2 Psicol. Estado emocional frente a um futuro incerto e perigoso no qual um indivíduo se sente impotente e indefeso. 3 Fig. Desejo ardente ou veemente; anseio. 4 Sentimento e sensação de intranquilidade, medo ou receio.

Uma das reações oriundas da ansiedade é a “pressa”.

Em geral vemos pessoas com pressa. Com a necessidade de que tudo aquilo que fazem, ou solicitam de alguém, ou que desejam, ou esperam, tem que ser realizado o mais breve possível, imediatamente. Seja um produto que adquiriram via internet, seja uma resposta que aguardam, numa fila, no transito, etc.

Lembro-me dos Computadores Pessoais da década de 90, os “lentos”, porém eficientes Desk Tops, com processadores 486, aptos a “rodar” o sistema operacional Windows/95 com capacidade de armazenamento de dados de 512 Mega bytes no seu HD (Disco rígido). No entanto, vemos hoje que um pen-drive encontrado até em supermercados e farmácias com 64 Giga bytes, que armazena cerca de 120 vezes mais dados que aquele computador.

Esse computador da década de 90 precisava de alguns minutos para dar início ao sistema operacional, ou seja, para “ligar” a máquina. A internet transmitia os dados pelo sistema de telefonia, discagem. Levava-se, por exemplo, horas para baixar uma música, ou uma noite inteira (cerca de 10 a 12 horas) para baixar um programa (dependendo do seu “tamanho”). E a gente esperava, dormindo, é verdade.

Poderíamos aqui discorrer sobre o tempo (demorado) que levava uma viagem de carro em pista simples, às vezes de terra, de uma cidade à outra, ou de quantos dias levava-se para chegar uma correspondência pelos correios, nos anos 90. As fotografias eram feitas em filmes, em rolo de 12, 24 ou 36 poses, e demorava-se dias, as vezes uma semana, para serem reveladas. E a gente esperava.

O Mundo Evoluiu, será?

Hoje em dia tudo evoluiu, que bom, menos a nossa paciência. Muitas pessoas enviam um E-mail, e telefonam em seguida para saber se já chegou e porque ainda não obteve uma resposta. Quando poderá obter e qual será a resposta. O resultado precisa ser imediato.

Questões como: porque será que este semáforo é tão demorado (30 segundos)? Calma, não precisa ter pressa.

Por que se demora tanto para fazer um lanche? 30 minutos? (confesso que eu também não entendo…risos). Por que essa fila não anda? Porque marcar horário se nunca sou atendido no horário marcado? Entretanto, vamos deixar fora deste contexto os profissionais que não sabem se programar ou que não se atentam ao respeito pelo cliente.

Calma, não tenha pressa, não contribua com o agravamento da ansiedade. Por isso, a dica é muito simples: saiba esperar, tudo acontece no tempo certo. Não apresse ninguém, se algo estiver demorando para acontecer saiba usar o tempo de espera de uma forma inteligente.

Em geral as pessoas estão com pressa. E por falar nisso, acho que acabei me alongando no texto e você deve estar com pressa para o próximo compromisso. Me perdoe se tomei demais seu tempo.

Posso contribuir dizendo que isso pode e deve ser corrigido. A hipnoterapia ajuda a entender e dar um novo significado para essa atitude, tratar a ansiedade e assim, restabelecer uma vida com mais tranquilidade.

Porisso: – Calma não precisa ter pressa ! Tudo vai acontecer na hora certa, independente da sua ansiedade


Pedro Luiz Ramos Mazine. Engenheiro Civil e Administrador de Empresas. Pós-graduado em Marketing pela FGV-SP e MBA em Gestão de Pessoas. Instrutor Master Coach, Consultor, Hipnoterapeuta e Diretor da empresa MENS SANA Treinamentos.

Compartilhe
Agende sua "Sessão de Avaliação" com o hipnoterapeuta Pedro Mazine e entenda como a hipnoterapia irá lhe ajudar em poucas sessões.