O que eu ganho com isso?
Todos nós, ou a grande maioria das pessoas, queremos ganhar. E quando o assunto é obter ganho, imediatamente vem a palavra dinheiro, valor monetário.
E nem sempre logramos êxito ganhando dinheiro, podemos ganhar: satisfação, bem-estar, amizades, uma boa imagem perante a sociedade, tranquilidade, saúde, etc.
Com cada ação, cada atitude que temos no dia-a-dia, podemos ganhar, deixar de ganhar ou ainda perder.
Ao ir a um estádio de futebol, torcer para meu time, estou ganhando satisfação, descontração, mas se meu time perde e discuto, entro numa briga, ou simplesmente fico irritado, já não estou ganhando nada com essas atitudes.
Ao ir numa festa é certo rir, jogar conversa fora, comer e beber, considerando um limite até onde ganho com cada ação. Isto é, como o suficiente para satisfazer minha fome, bebo o suficiente para saciar minha sede e me trazer alegria, descontração, felicidade. Se eu extrapolar, exceder aos limites, passo a deixar de ganhar, ou até perder, uma boa imagem, a razão e até a comprometer minha saúde e deixo de ganhar, passo a perder.
Quando guardo mágoas de alguém, rancor de uma situação do passado, ou quando desejo o mal de alguém, ainda que essa pessoa tenha me causado mal, não ganho nada com isso. Então é mais inteligente mudar meus pensamentos, pois se não estou ganhando, estou consequentemente, no mínimo, perdendo meu tempo.
Precisamos ser produtivos e assim ganhar algo com cada atitude.
Fico imaginando quantas vezes perdi meu tempo remoendo o passado, pensando em me vingar de uma situação ou pessoa. Falando mal de alguém, ou discutindo assuntos que não levariam a “lugar algum”, momentos, situações, comportamentos e atitudes improdutivas e que, por conseguinte, me fizeram perder.
Ajudar pessoas nos faz ganhar, ganhar satisfação por ter sido útil, e produzir uma vida com mais qualidade e bem estar.
Portanto, a cada ação, pergunte-se: o que estou ganhando com isso?