Pessoa Contemplando o Por do Sol. Momento de Calma

Quando Alguém Nos Pede Calma

Publicado por Pedro Mazine em 14/03/2021
Compartilhe

Quando estamos como o estado emocional alterado, fortemente irritado, estressado, preocupado, e alguém nos pede calma e até mesmo quando lemos frases de auto ajuda nas redes sociais quando estamos passando por um problema. Dá um desconforto e vontade de explodir.

A verdade é que se não tivermos o controle das nossas emoções, tudo pode piorar.

Quando alguém nos pede calma no momento em que estamos contrariados, passando por um conflito ou situação desesperadora, passando por um problema, gera um desconforto interno tão grande que dá vontade de dizer para aquela pessoa que está pedindo para termos calma, umas grandes e boas “verdades”. É como se estivéssemos caindo de uma montanha, segurando apenas num galho fino de árvore, e alguém lá em baixo, em terra firme, todo confortável gritasse: Calma, segura firme!

Será que essa pessoa pensa que não estou segurando firme? Será que ele pensa que eu quero cair? Será que ele pensa que ter calma, naquela situação é cantar uma música ou relaxar e praticar meditação? É mais ou menos isso que pensamos.

A pessoa que nos pede calma, quer nosso bem. Deseja que a gente fique bem. Mas na verdade, nos pede calma por não saber o que fazer, nem como pode nos ajudar. É isso que precisamos entender, e aceitar todo tipo de ajuda. Portanto, quando alguém nos pedir calma, no fundo está querendo dizer: “Não sei o que fazer, mas estou aqui para te ajudar, fique calmo”.

O fato é que desesperar, não vai resolver e pode piorar a situação.

Quando estiver passando por um momento, uma situação difícil, e ouvir ou ler algo do tipo: “Mantenha a calma”, é porque a pessoa está percebendo que você está no seu limite, e que pode pôr tudo a perder.

Então, pare tudo o que estiver fazendo, e encontre uma maneira de desfocar seus pensamentos do problema, daquilo que lhe causa o desconforto, não é fácil fazer isso, mas é possível. Sendo assim, encontre a sua maneira para fazer isso. Aí vão algumas ideias: saia de onde estiver e caminhe nem que for pelas ruas, por alguns minutos e depois retorne; telefone para um amigo e marque um encontro para conversar, diga que precisa desabafar; pratique algum tipo de atividade física (corrida, bicicleta, etc…); se estiver no trabalho vá tomar um café; enfim faça algo para desfocar seus pensamentos do problema.

São maneiras de procurar manter a Calma. Faça isso quantas vezes for necessário. Mas cuidado, não faça disso uma fuga. Apenas em momentos de limite.

Em seguida enfrente a situação e procure encontrar uma solução para o problema, se for preciso peça ajuda. Um terapeuta holístico, por exemplo, tem condições de lhe oferecer auxilio, através da hipnoterapia. Fugir do problema não é uma opção.

Lembre-se: Todo problema tem solução. As vezes não gostamos da solução, mas é necessário enfrentar, pois fugir ou adiar a tomada de decisão, não resolve e pior, aumenta o problema.

Mantenha a calma.

Pedro Luiz Ramos Mazine. Terapeuta Holistico, Hipnoterapeuta, Hipnose Ericksoniana e Condicionativa, Facilitador em Barras de Access®.

Compartilhe
Agende sua "Sessão de Avaliação" com o hipnoterapeuta Pedro Mazine e entenda como a hipnoterapia irá lhe ajudar em poucas sessões.