Pontos do E.F.T.

E.F.T. - Emotional Freedom Techniques

Publicado por Pedro Mazine em 27/03/2021
Compartilhe

O Que é EFT?

A E.F.T. - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) consiste no desbloqueio dos canais energéticos, chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema. Estes são os mesmos meridianos estudados há milênios pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outra técnica, sem, no entanto, precisar do uso de qualquer tipo de agulha. Utilizaze do “tapping” ou toques em pontos específicos.

O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais destes meridianos.  A EFT foi desenvolvida através de descobertas do psicólogo americano, Dr. Roger Callahan, PhD, praticante de acupressão (Acupuntura sem agulhas) e outras técnicas energéticas (Cinesiologia aplicada), que desenvolveu a T.F.T. A junção e simplificação desses conhecimentos, em 1993, o estudioso Gary Craig, engenheiro de formação, deu origem a E.F.T.. Não precisa ter conhecimento de acupuntura para aprender a E.F.T.. A técnica é simples, dá resultados normalmente bem surpreendentes e você pode se auto aplicar, ou aplicar em terceiros.

O grande diferencial do método, é que os bloqueios emocionais são trazidos à tona durante a aplicação através das lembranças e memórias que são estimuladas através da fala e do pensamento

Rodada de EFT

Antes de iniciar faça primeiro a IDENTIFICAÇÃO da EMOÇÃO NEGATIVA, pergunte-se: O que estou sentindo? (RAIVA, CANSAÇO, TRISTEZA, FRUSTRAÇÃO, ANGUSTIA, INSEGURANÇA, DESMOTIVAÇÃO, “UM VAZIO”) ou Dores (Dor no peito, nas costas, nó na garganta, cólica, dor muscular, etc…) – Importante: Este sentimento será descrito na “Frase de Preparação”.

Em seguida uma AVALIAÇÃO de 0 a 10 o grau de intensidade do desconforto  Que nota você dá para seu problema/desconforto? Sendo 0 (zero) se não estivesse sentindo nada e 10 para uma dor insuportável - _( )_

A rodada inicia repetindo-se 3 vezes a “Frase de Preparação”, tocando-se (tapping) dando toques com os dedos (indicador, médio e anelar) no “Ponto Karatê

Enunciado de Preparação:

“MESMO QUE EU SINTA (desconforto/problema/dor) P.ex:…(estar com dor de cabeça)…, EU ME AMO E ME ACEITO PROFUNTA E COMPLETAMENTE.”

Em seguida vai descrevendo o “problema/incomodo/desconforto físico ou emocional” tocando (tapping), dando toques com os dedos (indicador, médio e anelar) nos 8 pontos do meridiano. 

Ao terminar uma rodada, faça novamente a AVALIAÇÃO de intensidade.

Que nota você dá para seu problema/desconforto AGORA? ___

Os pontos são:

TC = Topo da Cabeça

ES = Entre Sobrancelhas

LO = Lado do Olho

AO = Abaixo do Olho

AN = Abaixo do Nariz

AB = Abaixo da Boca

OC = Osso Clavícula

AX = Axila

Compartilhe
Agende sua "Sessão de Avaliação" com o hipnoterapeuta Pedro Mazine e entenda como a hipnoterapia irá lhe ajudar em poucas sessões.