Querer e Desejar tem diferença

Querer e Desejar Tem Diferença

Será que Querer e Desejar tem diferença? Ou será que é apenas uma questão de semântica? E no final das contas, dá no mesmo querer e desejar?

Afinal, se quero ou desejo algo, o que importa é que tenho a intenção que aquilo me pertença. Seja um objeto, uma pessoa, um lugar, um comportamento, etc. Enfim, quero, desejo, e ponto.

A maioria das pessoas nem parou pra pensar nisso, ocorre que tem muita diferença. Querer e desejar tem diferença sim, e talvez aí esteja o principio da maior parte dos conflitos internos.

Ocorre que o “querer” está no consciente, no real, no concreto. É básico querer algo por impulso, no instante que vemos, que sentimos o aroma, que tocamos, ou que simplesmente ouvimos. Afinal, estamos usando um dos 5 sentidos, pois ocorre em estado de alerta, no consciente.querer-e-desejar-tem-diferença

No entanto, o “desejar”, é tão intrigante que a humanidade tenta entender e controlar há séculos. E não é simples, pois reside no nosso subconsciente. Encontramos no site de Iba Mendes, o termo desejo (em alemão, Wunsch) no artigo que cita a obra do pai da psicanálise, Sigmund Freud, onde o “desejo” pode ser visto e estudado na sua definição mais detalhada na segunda parte da obra “Interpretação dos sonhos” (1900).

Há muita diferença entre “Querer” e “Desejar”

Assim, querer e desejar são termos tão distintos quanto ver e identificar algo. Posso ver e não identificar um objeto (por não ter na lembrança ou desconhecer), ou identificar sem ver (P.ex. sentindo o aroma, ou tocando de olhos vendados).

Simples, porque quando vejo algo me utilizo do meu consciente, que traduz o que é real, concreto. Ocorre que, para identificar o que está na minha frente, recorro ao meu subconsciente, onde reside as lembranças, memórias, recordações e crenças.

Assim, o querer está no meu consciente, eu sei o que quero, seja uma viagem, um carro novo, um salario melhor. Quero perder “alguns quilinhos”, mas o grande problema é que não desejo, fazer exercícios, acordar cedo, deixar de comer doces, ou de beber cerveja com meus amigos, etc…

Os desejos estão relacionados a emoções: como dor, preguiça, satisfação, saciedade, alegria, medo, tristeza, fuga de problemas, crenças limitantes. Então, Querer e Desejar tem diferença.

Sem alinhamento do que se QUER com o que se DESEJA, o resultado é nulo.

querer-e-desejarQuerer emagrecer e não desejar fazer exercícios, estão desalinhados e portanto a pessoa não irá obter mudanças, nem tão pouco resultados positivos.

Assim, se quiser uma vida com mais saúde ou melhores ganhos financeiros, pergunte-se: O que eu QUERO melhorar? E para que isso aconteça, o que eu preciso mudar? Eu DESEJO fazer isso?

Para quem tem o desejo (que está no subconsciente) desalinhado com aquilo que quer que aconteça na sua vida, pode recorrer a sessões de hipnoterapia. O profissional terapeuta, irá auxiliar nas questões que impedem este alinhamento e reprogramar seus desejos, suas crenças limitantes. Assim você passará a desejar fazer atividade física para perder peso, por exemplo.

 

Pedro Luiz Ramos Mazine. Engenheiro Civil e Administrador de Empresas. Pós-graduado em Marketing pela FGV-SP e MBA em Gestão de Pessoas. Instrutor Master Coach, Consultor, Hipnoterapeuta e Diretor da empresa MENS SANA Treinamentos.

Deixe seu comentário:

Redes Sociais

Instagram


This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.

Facebook